Educação
Postada por:  Jardel Viana,  em  06/10/2017 às 00h11
Link:
A 30 dias do Enem, como administrar o tempo de estudo
No dia 5 de novembro, começa a maratona de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em todo o País. Até lá, é preciso revisar conteúdos, priorizar o tempo de estudos e manter a calma

06/10/2017 às 00h11
Para quem dedicou todo o ano aos estudos ou decidiu se dedicar só nos próximos 30 dias, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) bate à porta. Serão provas em fins de semanas diferentes e um dia dedicado a todo o conteúdo de exatas. O Enem terá a primeira prova aplicada no dia 5 de novembro.

A forma de se preparar até lá dependerá de cada candidato. Hábitos, apoio, interesse, motivação, tudo fará diferença na hora de achar tempo e estímulo para revisar o conteúdo e se manter mentalmente estável para cumprir a jornada. Serão aproximadamente cinco horas de prova e dezenas de questões.

Exatamente um mês será o tempo de estudo para o bombeiro militar Lamarck Augusto, 29. Ele se inscreveu no início do ano para o exame e decidiu na última segunda-feira, 2, que, de fato, irá fazer as provas. Assim, conciliar o objetivo de estudar cinco horas por dia, trabalhar e cuidar do filho recém-nascido estão entre os desafios nesta reta final. “Vou focar principalmente em resolver questões de provas anteriores, ler redações bem-sucedidas”, projeta o bombeiro, que já é formado em Educação Física e busca cursar Agronomia ou outra graduação da área de tecnologia.


Eduarda Pimentel, 19, se prepara há mais tempo para a prova. Esta será a quarta vez que ela fará o Enem, tentando entrar para Medicina. Depois de uma rotina intensa nos últimos anos procurando estudar até o último minuto, a estratégia agora será a de ficar o mais relaxado possível a um mês do exame. “Este é o período mais tranquilo. Como tenho mais experiência, sei que agora não adianta pegar tudo e ficar sobrecarregado. O que aumenta é a ansiedade. Vou procurar fazer atividade física, dormir melhor e sair um pouco para relaxar”, planeja.

Habilidades

“Cada candidato possui um histórico estudantil e tem conhecimento, habilidades e atitudes em níveis diferentes. É preciso saber no que ele é bom, potencializar e manter isso. No que não é, deve colocar mais energia e ação para transformar o resultado”, indica o coach Marcus André Fernandes. Para ele, iniciar os estudos de forma apressada nesta reta final pode não trazer o resultado almejado, mas vale à pena.

“Conhecimento é tudo aquilo que eu absorvi academicamente ou com a experiência, científica ou empírica. Habilidade é a capacidade de transformar esse conhecimento em resultado. E atitude são as posturas comportamentais para que tudo isso aconteça”, resume o coach, detalhando o tripé que pode ser decisivo na hora de enfrentar a seleção.

Professores

O coordenador do programa Academia Enem, Fábio Frota, destaca que a hora é de investir na resolução de questões. “Aquele lance de livros e apostilas não é mais para esta hora. Simular a realização da prova é muito importante, inclusive usando um dia de final de semana, no mesmo turno e tempo”, sugere.

Para a coordenadora do Pré-Universitário do Colégio Christus, Cristina Alencar, uma das estratégias é condensar o máximo de assuntos possíveis em uma mesma questão durante o estudo. “Ter um material selecionado, questões específicas e que consigam fazer essa revisão é essencial”, frisa.

 

Enem 2017

As provas do Enem acontecem nos dias 5 e 12 de novembro

No dia 5, o primeiro domingo, serão as provas de ciências humanas, linguagem e redação. A abertura dos portões acontecerá às 12 horas (horário local) e o fechamento às 13 horas. O início do exame será às 13h30min e o término às 19 horas.

 
Já no dia 12, serão aplicadas as provas de matemática e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. O horário de término será diferenciado, às 18 horas.

É obrigatório levar caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente, além de documento oficial de identificação original com foto.

 
O cartão com informações do candidato será divulgado no próximo dia 20.




Por O Povo








30/09/2018
Eleitores que tiveram títulos cancelados podem regularizar a situação a par...
30/09/2018
Anatel determina ligações gratuitas em orelhões da Oi no Ceará e em 10 esta...
30/09/2018
Contas de luz continuam com tarifa mais alta em outubro
24/09/2018
BTG Pactual: Bolsonaro se estabiliza em 1º e Haddad se distancia de Ciro
24/09/2018
Número de foragidos da Justiça com tornozeleiras cresce 40% no CE

 

 

RÁDIO GEM'S EDUCATIVA FM 103,5 MHz
Rua. Nossa Senhora da Conceição 147, Reriutaba - CE
(88) 3637-2085 - (88) 9-9939 8209

 Online Agora:

  53

 Visitas:

  5069221